Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

1º de Junho Dia da Imprensa

Hoje é o Dia da Imprensa. Através da informação e liberdade de imprensa os profissionais estabelecem o conhecimento e senso crítico, premissas importantes para lutar contra a alienação.
O dia da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro até o ano de 1999. No ano 2000, a comemoração passou a ser no dia1º de junho, atendendo ao pedido do respeitável jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho.
 Mas você sabe por quê?
Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então foi criada a Lei número 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense.As edições variavam de 80 a 140 páginas, sendo que o número de agosto de 1812 circulou com 236 páginas. O mensário circulou, de junho de 1808 a dezembro de 1822, somando 175 edições agrupadas em 29 volumes. O exemplar avulso no Rio de Janeiro custava a importância de 1.280 réis. O Periódico circulou durante 14 anos e meio, mantendo-se sempre fiéis aos objetivos para os quais foi criado: lutar pela liberdade de pensamento e combater o despotismo dos poderosos.



Primeira página do primeiro jornal brasileiro (impresso em Londres),
o Correio Braziliense, de junho de 1808.

Nenhum comentário:

Postar um comentário