Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desfile de 7 de setembro na capital atrai público estimado em 40 mil pessoas


 
Amparim Lakatos
Cerca de 40 mil pessoas não tiveram medo de enfrentar uma temperatura de 35° na manhã desta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, para ver o desfile Cívico-Militar. Ao som do hino da Independência e acendimento da pira-símbolo da festa da Independência,teve início o desfile cívico-militar.
Durante o evento desfilaram 3,5 mil pessoas entre civis e militares, sendo 1200 militares do Exército, 800 alunos do Colégio Militar, 750 militares da Base Aérea de Campo Grande, além de 40 militares da Marinha.
Na organização da tropa contempla o Comando-Geral, Grupamento de Tropas a pé, Grupamento Motorizado e Blindado, e Grupamento Aéreo. Cada grupamento é composto por diversas unidades militares ou instituições, como o Colégio Militar de Campo Grande, a Associação de Veteranos da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e bandas de música.
Tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica, grupamentos escolares e unidades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul desfilaram na solenidade.
A população teve ainda a oportunidade de ver bandeiras históricas e o grupamento de insígnias das organizações militares.
Um fato que chamou muita atenção do público presente foi os vôos rasantes de quatro aviões A-29, conhecidos como super tucano, da Aeronáutica, além de blindados e armamentos bélicos.
Para o engenheiro civil, Marcelo Ronaldo Viega, 35 anos, ir ao desfile de sete de setembro é uma tradição na família. Ele que e pai de dois filhos chegou cedo na Rua 14 de Junho para garantir um lugar na sombra para ficar com os filhos.” Sou filho de militar. Desde criança eu sempre participa e assistia o desfile. E agora que sou pai quero passar para os meus filhos essa tradição”, comenta.
Já a secretária Amelia Regina Freira, 28 anos, que tem quatro filhos, diz que o desfile é uma forma de entreter os filhos no feriado. “ Eu não tenho muito tempo para ficar com os meus filhos e hoje que é feriado vir para assistir o desfile é um bom programa para ficar com as crianças”, explica Amelia
Para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), os 40 mil pessoas que estiveram presentes mostra que os campo-grandenses gostam e congratulam de com arcor dom as instituições.” O povo de Campo Grande gosta dos desfiles. Emenda com 26 de agosto{aniversário de Campo Grande} é uma tradição de nossa cidade.Isso mostra q eu o povo tem sentimento de patriotismo”, comenta o prefeito.
Como a temperatura e a umidade relativa do ar estavam baixas a Defesa Civil distribui copos com água para a população.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sebastião Rayol, foram distribuídos cerca de 8 mil copos e não foi registrado nenhum caso de acidente, crianças desaparecidas.
No evento ficaram de plantão médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Policiamento Metropolitano, Waldemir Centurião, pelo menos 100 policiais militares estiveram nos arredores do desfile, além de 60 policiais do grupamento da região central que fizeram a segurança do evento. Centurião informou que não houve registro de nenhum crime durante e pós- evento. “Tradicionalmente o desfile de 7 de setembro é mais tranqüilo.Nunca é marcado por crime”, lembra o major.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário